quarta-feira, 6 de junho de 2012

Curso
  
- Certificação profissional de nível III;
- Equivalência ao 12º ano;
- Acesso ao Ensino Superior.


Formação em Contexto de Trabalho - Estágio

A Formação em Contexto de Trabalho do 2º ano efectua-se em Escolas do Ensino Básico e Secundário através da realização de um protocolo entre elas e a escola, tendo como objectivo o desenvolvimento de acções de prevenção primária e promoção da educação para a saúde. A formação em contexto de trabalho do 3º ano decore em diversas Instituições Públicas e Privadas, Autarquias, IPSS, participando os alunos nas suas actividades.

Prova de Aptidão Profissional

A Prova de Aptidão Profissional (PAP), projecto pessoal que deve ser concretizado no 3º ano do curso, tem uma natureza transdisciplinar e integradora dos saberes e práticas desenvolvidas ao longo de toda a formação. Nesta pova o aluno, com a ajuda de um professor orientador, deve escolher o tema, conceber um projecto de intervenção concreto e aplicável a uma determinada realidade, desenvolver a sua fundamentação teórica e a justificação técnica dos tipos de intevenção por que optou.
Finalmente deverá apresentar os resultados da acção que dinamizou, as conslusões do seu trabalho e propor formas de da continuidade à sua actividade.

Saídas Universitárias

- Cursos Superiores de Psicologia;
- Cursos Superiores de Educação Social.
Saídas Profissionais

- Lares da 3.ª idade;
- Centros de dia;
- Centros de Saúde;
- ATL's;
- Hospitais;
- Jardins de Infância;
- Escolas.


Atividades

- Identificar, diagnosticar e avaliar problemas e comportamentos e criar programas e ações que deem resposta às necessidades diagnosticadas;

- Promover atividades de carácter educativo, cultural e social nas comunidades ou no domicilio, com vista a melhorar a sua qualidade de vida e a sua inserção e interações sociais;


- Promover o acompanhamento e a reinserção de crianças e jovens institucionalizadas;


- Acolher e acompanhar de forma personalizada o doente e seus familiares nos circuitos de assistência das unidades de saúde apoiando-os para o tratamento.

terça-feira, 5 de junho de 2012




O que é?


O  Técnico de Apoio Psicossocial é um profissional qualificado  apto a promover, autonomamente ou  integrado em 
equipas  multidisciplinares, o desenvolvimento psicossocial de grupos no domínio dos cuidados sociais e de saúde e da intervenção social e comunitária. Este técnico pode colaborar  no planeamento,  organização e promoção de actividades de caráter educativo, cultural , social, lúdico-pedagógico, sócio- terapêutico e de reinserção social .



Bem vindos!